CURITIBA SEDIA CONGRESSO SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E LIXO ZERO

Apesar de aprovada desde 2009, a Política Nacional de Resíduos Sólidos está longe de ser cumprida pelos municípios brasileiros, mas será novamente debatida durante I Congresso Internacional Sobre Lixo Zero e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e o II Congresso Nacional Juventude Lixo Zero, que acontece de 28 a 30 de outubro na Universidade Positivo em Curitiba.

Segundo a organização do evento o objetivo é promover o intercâmbio de informações e troca de experiências entre as Instituições de Ensino Superior (IES), Municípios, Secretarias de Meio Ambiente, indústrias, comércio, consórcios, instituições internacionais, entre outros, por meio de palestras, oficinas a apresentação de trabalhos científicos sobre a questão dos resíduos, que geram um passivo ambiental grande no Brasil. “ Queremos também fomentar  um fórum permanente  que busque adquirir e discutir conhecimentos para  auxiliar na tomada de decisões e orientações de pesquisas,  promover a troca de experiências com outros países, e criar uma ampla discussão sobre a temática”, concluiu a coordenadora do congresso e Patrícia Sottoriva. Ela acrescenta ainda que o congresso pretende sair com uma proposta que ajude na efetivação da política de resíduos brasileira. “  O plástico é um exemplo a ser dado, visto que há uma variação enorme de tipos, o que dificulta a separação e reciclagem, vamos propor mudança que facilitem a reciclagem deste material”, fala.

O evento também abordará temas como permacultura, ecovilas, hortas comunitárias, arquitetura e bio-construção e desperdício de alimentos. Haverá uma exposição de trabalhos, além de projetos de intercâmbios internacionais. São públicos-alvo  pesquisadores, professores, gestores e administradores de órgãos públicos e privados, funcionários públicos de autarquias, profissionais da área ambiental, da saúde, de segurança do trabalho, entre outros que atuem na área da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos e Lixo Zero. Os congressos fazem parte da Semana Lixo Zero que ocorrem em todo mundo em outubro.

LIXO EXISTE? II CONGRESSO JUVENTUDE LIXO ZERO

A meta é desafiadora! Mas quem disse que Lixo Zero é utopia? “Lixo Zero é uma meta ética, econômica e eficiente, que guia as pessoas a mudar seu estilo de vida, ao adotar práticas que respeitam o ciclo natural das coisas, onde cada resíduo se torna matéria prima para o uso pelo bem da sociedade e meio ambiente.

Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes a 2012 e que são os mais recentes, apontam que só 3,1% do lixo gerado no país naquele ano foi destinado à coleta seletiva e que 1,5% dos resíduos domiciliares e públicos foram recuperados). Enquanto enterramos e queimamos matéria prima, a demanda de recursos naturais virgens vindas de florestas, reservas naturais e oceanos aumenta drasticamente, causando desequilíbrio social e ambiental.

Neste contexto, o II Congresso Nacional Juventude Lixo Zero tem o objetivo  aliar a prática com a teoria.   Eduardo Jorge, ex candidato à presidência da república pelo Partido Verde é um dos convidados e falará sobre a mudança do paradigma sobre a  palavra LIXO.  O evento tem apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Grupo R-20, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Centro Internacional de Formação de Atores Locais – CIFAL, Associação dos Engenheiros Ambientais( APEAM) , Instituto Lixo Zero Brasil, Movimento Curitiba Lixo Zero, Pós graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo.

 

Festival de Gotas

No início de Outubro, como forma de envolver a população com os eventos  Lixo Zero que estarão ocorrendo na cidade, o artista Samuel Leocádio Costa e artistas convidados realizarão intervenções urbanas nos principais terminais de ônibus da cidade de Curitiba, como forma de causar reflexão nas pessoas sobre o uso da água e a poluição pelos resíduos.  No dia 31 de outubro será realizado o sarau Lixo Zero no Centro de Criatividade do Parque São Lourenço e reunirá   artistas, empresários e grupos para expor trabalhos de upcycling, que é um processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor,  com o pressuposto da sustentabilidade e economia circular.

Mais informações: (41) 9927-0787 [email protected]

Universidade Positivo – Campus Ecoville – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba PR, 81280-330

www.girs.com.br

Assessoria de imprensa: Jornalista Tânia Kamienski – [email protected]

TMK Eventos sustentáveis