PALESTRANTES

Você está aqui: Principal / PALESTRANTES

edu.jorgeEduardo Jorge

Palestra: “Sustentabilidade na Gestão de Resíduos”.

Médico (UFPB, 1973). Especialista em Medicina Preventiva (USP, 1975) e em Saúde Pública (USP, 1976). Médico sanitarista concursado na Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo desde 1976. Foi deputado estadual (1983/86) e federal (1987/2003), Secretário Municipal da Saúde de São Paulo (1989/90; 2001/2002; 2005/2012). Foi um dos criadores da legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), é autor da lei que regulamenta o Planejamento Familiar no Brasil e legaliza a esterilização voluntária masculina e feminina (Lei nº 9263/96). Também é autor da Lei dos Medicamentos Genéricos (Lei nº 9787/99). Coautor da lei que regulamenta a assistência social que prevê o benefício de prestação continuada de um salário mínimo para idosos e deficientes comprovadamente pobres (Lei nº 8742/1993). Coautor da Emenda Constitucional 29/2000, que prevê o orçamento mínimo obrigatório federal/estadual/municipal para o SUS. Em São Paulo ampliou a área verde protegida na cidade criando mais de 60 novos parques. Implantou a Inspeção Veicular Ambiental. Iniciou a política de apoio ao uso de bicicleta e, com a Secretaria de Transportes, promoveu a criação da Ecofrota em 2 mil ônibus municipais substituindo o uso de diesel. Implantou a primeira Lei Municipal de Mudança Climática. Criou a Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) e os Conselhos Regionais de Meio Ambiente e Cultura de Paz (CADES Regionais). Retomou suas funções como médico sanitarista e foi candidato a presidente da República na eleição presidencial em 2014.


unnamed

Julio Neto

Palestra: “Logística Reversa “

Graduado em Administração, Habilitação em Gestão Ambiental na Faculdades SPEI,  Mestrado profissional de Gestão Ambiental pela Universidade Positivo;  Coordenador de Sustentabilidade Ambiental na Positivo Informática S.A com 24 anos de experiência em gestão ambiental e qualidade na indústria de computadores, Auditor Líder para Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança, Projeto e desenvolvimento de ferramenta computacional de auditoria ambiental em fornecedores de serviços ambientais; Projeto e Desenvolvimento da Sistemática de Gerenciamento Final da Vida dos computadores (ACV);  Projeto logística reversa; Projeto Inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa na indústria eletro-eletrônico;  Palestrante no painel “Responsabilidade Compartilhada no Ciclo de Vida de REEE: importadores, comerciantes e consumidores” do II Seminário Internacional sobre Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos – Siree; Participação do XII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio ambiente, na qualidade de autor do trabalho “Gestão de Aspectos Ambientais Indiretos: Uma ferramenta de Auditoria de Fornecedores de Serviços”, Universidade de São Paulo; Representante ambiental perante o Grupo Técnico de Sustentabilidade Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) que discutem e desenvolvem o tema responsabilidade sócio ambiental em seus mercados;


la foto (1)

Eduardo Arturo Villegas Vera

 Arequipa – Peru

Palestra: “Experiências Latino America na Gestão de Resíduos Sólidos”

Engenheiro Agrônomo com larga experiência em implantação de Gestão de Resíduos Sólidos em cidades da América Latina. Foi Chefe do Projeto de Gestão de Resíduos Sólidos na cidade de Itaguí – Medelim Colômbia, gerente de Obras Complexo Ecológico de Santiago de Surco – Peru. Supervisionou as   plantas de Compostagem de Camaná, Yanahuara e Sabandia- Peru. Assessor de Meio Ambiente de Sanandia e Jose Bustamente e Rivero – Peru.  Ampla experiência em implantação de segregação de resíduos em municípios de baixa renda.


Dr CamiloCamilo Freddy Mendoza Morejon

Palestra: “Passivos ambientais x Ativos Ambientais: Inovações Tecnológicas para a Industrialização de Resíduos”. 

Coordenador Geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Unioeste.Engenheiro Químico, com mestrado e Doutorado obtido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Professor associado da UNIOESTE e pesquisador Produtividade do CNPq com atuação na área de inovação tecnológica, com ênfase no empreendedorismo tecnológico, energias alternativas e meio ambiente. Camilo Morejon foi vencedor do Prêmio SANTANDER CIÊNCIA E INOVAÇÃO (fase regional e nacional), vencedor do Prêmio FINEP-Região Sul, finalista do Prêmio FINEP-Fase Nacional e vencedor do 23o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Na sua produção, na área de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, prevalece a geração de produtos tecnológicos, patentes e transferências de tecnologia. Como conferencista possui mais de 90 palestras proferidas em eventos científicos nacionais e internacionais. Desde 2007, visando a integração universidade-empresa, atua como gestor da inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia junto ao Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da UNIOESTE. (Acessar Currículo)


Dra TamaraTamara Van Kaick 

Palestra: “A Interdisciplinaridade na Gestão de Resíduos na UTFPR”.

Graduada em Bacharelado em Biologia e Licenciatura em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e em Artes Plásticas pela Escola Superior de Música e Belas Artes do Paraná, especialista em Microbiologia Aplicada, Mestre em Inovação Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná . Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná pelo Departamento Acadêmico de Química e Biologia, atua nos  Cursos de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental – PPGCTA, no mestrado profissional de Formação Científica, Educacional e Tecnológica – PPGFCET e no Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento – MADE UFPR. É Assessora do Núcleo de Saúde e Meio Ambiente da Pró Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR. Coordena os projetos de extensão “Vida à Água”; com o tema gestão de Recursos Hídricos,  o Programa Jogada Certa – coleta seletiva da UTFPR, com tema gestão de Resíduos Sólidos, e o Projeto Saneamento Ambiental no Caminho do Vinho, com a implantação de wetlands construídos – saneamento rural. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Ecologia Aplicada a Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: saneamento ambiental, tecnologia apropriada, wetlands construídos/ zona de raízes, Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; e no Ensino de Ciências atuando com alfabetização científica e capacitação de professores na área de Ciência e Biologia. (Acessar currículo)


 CLEVERSON ANDREOLI (2)Cleverson V. Andreoli

Palestra: “Como prevenir a oposição aos aterros sanitários? A situação dos mecanismos compensatórios no Estado do Paraná”.

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ciências do Solo e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. É engenheiro de Pesquisa da SANEPAR e professor do Programa de Mestrado em Governança e Sustentabilidade do ISAE/FGV. Diretor da empresa de consultoria ambiental, Andreoli Eng. Associados. Coordenador e autor de 25 livros na área ambiental  e publicou mais de 200 artigos científicos. Foi superintendente da Surehma (órgão ambiental do Paraná), presidente da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente e consultor das Nações Unidas, no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e da Organização Mundial da Saúde – OMS. Ganhador do Prêmio FINEP de inovação tecnológica nos anos de 1998 e 2007 e do prêmio Abel Wolman de  melhor trabalho científico apresentado no Congresso da AIDIS em 2014. (Acessar currículo)


henrique

Henrique Cabral

Palestra: “Economia Criativa e soluções pra Gestão de Resíduos Têxteis”.

Empresário em Negócios de Moda, Startuper Fundador da Mutandis e Co-fundador da Casa Base, Fluxonomista 4D, Organizador da SLECC – Semana Latino-americana de Economia Criativa e Colaborativa de Curitiba.


Gustavo RitzmannGustavo Ritzmann 

Palestra: “Juventude Lixo Zero Brasil – Quem somos e como atuamos!”.

Coordenador do Zero Waste Youth Movement e Presidente do Movimento Juventude Lixo Zero Brasil, coordena projetos para propagar o Conceito Lixo Zero. Sonhador, acredita em esforços coletivos, gentileza e reciprocidade. Quer transformar o mundo em um lugar melhor e entende que as mudanças surgem dentro de cada um. Movido pelo propósito de criar um mundo sustentável e sem lixo.


deborah-munhozDeborah Munhoz

Palestra:”Fluxo de Materiais e Logística Reversa: como fazer acontecer”?

Palestrante, consultora e coaching em Economia de Materiais  e Sustentabilidade. Possuindo uma linha de pensamento e atuação sistêmica, realiza seu trabalho voltado para duas dimensões: formação técnica e desenvolvimento humano de lideranças e empreendedores do século XXI. Utiliza ferramentas de Design Thinking e produções colaborativas de inteligência coletiva em processos de grupos. MSc em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pelo DESA/EEUFMG (1996) * Bacharel em Química pelo Depto de Química – ICEx/UFMG (1991) * Formada em Produção Mais Limpa pelo CNTL/SENAI-RS; Especialista em Bio-Sistema Organizacional pelo Instituto Orior; Formação em Permacultura e Bioconstrução pelo IPEC;  Trabalhou como técnica da Gerência de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais onde atuou como consultora do Núcleo de Produção Mais Limpa e Assessora de Educação Ambiental.Foi responsável pelo início do processo de implantação do projeto de Produção Mais Limpa do Núcleo de P+L de Minas Gerais realizado em parceria com o SEBRAE no Setor de Couro; representou a Confederação Nacional das Indústrias junto ao Comitê Assessor do Órgão Gestor da PNEA. Coordenou, em parceria com o BIBB – Alemanha, o Projeto Horizonte 21 de incorporação da Educação Ambiental na Educação Profissional no SENAI durante os anos de 2001 e 2002. Possui larga experiência na fomação de lideranças e profissionais para a área ambiental, capacitação de equipes de trabalho no segmento industrial e professores, em projetos de Educação Ambiental em empresas, Produção Mais Limpa e Ecoeficiência. (Acessar currículo)


Rafael Cesar da CostaRafael Cesar da Costa

Palestra:”Termos de Compromisso” (FIEP).

Arquiteto e Urbanista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Mestre em Engenharia pela Universidade de Tóquio no Japão, com especialização em gerenciamento de projetos. Possui 15 anos de experiência nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento urbano e meio ambiente. Trabalhou com projetos de planejamento urbano e cooperação técnica no Brasil e exterior. Atuou como consultor técnico das Nações Unidas e organizações internacionais, facilitando treinamentos e gestão do conhecimento em áreas como mobilidade urbana, saneamento e Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Atualmente, Rafael é responsável pela Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), que tem a missão de transformar a questão ambiental e a sustentabilidade de um desafio para uma oportunidade para a indústria.


vinicio bruniVinicio Bruni

Palestra: “Plano de Regionalização da Gestão Integrada Resíduos Sólidos Urbanos” (SEMA/PR).

Especialista em Gestão Pública (IFSC, 2011), Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (UFPR, 2005), Graduação em Engenharia Cartográfica (UFPR, 1983) e Graduação em Engenharia Civil (UFPR, 1980), pela Universidade Federal do Paraná. Experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em construção civil, pavimentação e terraplanagem. Experiência em Engenharia Ambiental, em especial, na coleta, transporte, tratamento (compostagem acelerada) e destinação final de resíduos sólidos. Professor das disciplinas de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, Gestão Ambiental Urbana e Valoração e Passivos Ambientais. De 2007 a 2011, Engenheiro Efetivo da Prefeitura Municipal de Itapema-SC. A partir de janeiro de 2011, Assessor Técnico da Secretaria de Meio Ambiente do Paraná. Coordenadou o Convênio SEMA/PR com Ministério do Meio Ambiente, para a execução do Plano Estadual de Regionalziação de Resíduos Sólidos do estado. Atualmente é coordenador de Resíduos Sólidos na SEMA/PR.  (Acessar currículo)


alexandre martinsAlexandre Martins

Palestra: “Consorcio Público – Uma Solução de integração”.

Bacharel em Direito (PUCPR, 1999) Especialista em Lei de Responsabilidade Fiscal (UniBrasil, 2002), Direito Administrativo (UniBrasil, 2003), Direito Eleitoral (Tuiuti, 2007), Direito Processual Civil (PUCPR, 2006), Direito Aplicado (EMAP – Escola da Magistratura do Paraná, 2014). No município de Pinhais foi Procurador Jurídico (2001-2003), Controlador Geral do Município (2003-2004), Coordenador Municipal de Governo (2005), Secretário de Administração (2005-2007), Coordenador de Projetos (2007-2008) e Secretário Municipal de Governo (2008). É Advogado/sócio na RD&S Advogados Associados. No município de Colombo foi Procurador Geral (2009-2013). É diretor jurídico no Instituto de Gestão Administrativa, Assessoria e Pesquisa (IGAAP). Recebeu Medalha Tancredo Neves – Mérito Jurídico – Oferecida pelo Instituto Tancredo Neves do Estado de Minas Gerais (2012). Desde 2013 é gerente administrativo financeiro no Consorcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos.


Bernadete Brandão_img.docxBernadete Brandão

Palestra: “C​enários em Eco design​ – Contraste entre o cenário apresentado pela ação NÃO FRACKING BRASIL e  Ciclo de vida ‘virtuoso’ de produtos e serviços. Como cada um de nós pode fazer parte!”

Coordenadora da escola livre DESIGN AO VIVO – Escola de Formação em Ecodesign, Biomimetismo, Métodos para o Design Sustentável e outros. Experiência de 35 anos como profissional em Design de Produto. Criação e desenvolvimento de produtos ecossustentáveis. Desenvolvimento de produtos, processos e da cadeia produtiva sustentável. Organização de produtos culturais em comunidades étnicas e tradicionais. DESIGN + ECONOMIA CRIATIVA: Desenvolvimento de produtos, processos e contato com o mercado, apoio a organização da comunidade e sua sustentação. Ênfase do trabalho, pesquisa e projetos em métodos e aplicação dos mesmos para um PLANETA SUSTENTÁVEL. Princípios: Mínimo impacto do meio ambiente e no social, estimulo à coerência entre o ‘fazer correto e consumir responsável e consciente’. Ênfase no bem estar e qualidade de vida para o maior número de seres.


imotoEdson Sadao Imoto

Palestra: ” Logística reversa de Resíduos especiais “.

Bacharel em Ciências Contábeis. Especialista em Planejamento Governamental e em Educação e Gestão Ambiental (BAGOZZI). Funcionário do Instituto Ambiental do Paraná há 32 anos, atua na Ouvidoria do IAP. Diretor de Meio Ambiente da Associação Fukuoka Instituto. Idealizou e executa o Programa: ECO LIXO ZERO; Projeto: JOGUE LIMPO. NÃO POLUA E NÃO CONTAMINE O MEIO AMBIENTE.  Foi diretor do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC/PR) e da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL). Presidiu a Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (FECOPAR). Organizador das Coletâneas: LEGISLAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA O ESTADO DO PARANÁ ‐ ORGANIZAÇÃO LEGAL E INSTITUCIONAL DA ILHA DO MEL. Reconhecimento pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná como Homem Destaque do Paraná 2013, conferido por reconhecimento aos serviços prestados à sociedade paranaense.


Marcos NinguemNeimar Marcos “Ninguém”

Palestra:” Permacultura / Ecovilas / Hortas Comunitárias / Arquitetura e Bio-construção”.

Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Permacultor e Bioconstrutor, diretor executivo da empresa Marcos Ninguém Permacultura, com sede no nordeste do Brasil e idealizador do Instituto Marcos Ninguém de Permacultura com sede no sul do Brasil. Pioneiro na Permacultura nos estados de Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, onde deu os primeiros cursos e construiu as primeiras casas ecológicas. Como Permacultor tem realizado pesquisas, proferido palestras e ministrado cursos de Permacultura, Design de Ecovilas e Sustentabilidade para ONG’s, Escolas, Instituto  e Universidades públicas e privadas em vários estados do Brasil. Responsável por um projeto de pesquisa na Universidade Federal do Cariri, para a construção de campus universitários mais sustentáveis e ecológicos baseados na Permacultura . Participa de programas, projetos e movimentos de educação para a sustentabilidade. Foi educador no programa do Gaia Education Brasil, Transition Towns Brasil, e fundador do Movimento Transition Farms ­ EcoAldeas e Transiciones Rurales. Idealizador e coordenador do Curso Internacional de Permacultura comemorativo ao aniversário da permacultura no Brasil, com a participação do co­criador da Permacultura David Holmgren e de professores de vários países.


patriziaPatrizia Bittencourt Pereira

Palestra: “Por uma visão ampla da sustentabilidade e suas convergências na nova economia do século 21”.

Graduada em Letras e Economia. Mestre em Desenvolvimento  Econômico (UFPR). Com percurso profissional de 10 anos na Indústria, dedicou-se a projetos de treinamento técnico avançado em Urbanização Sustentável no Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (CIFAL, Curitiba), programa do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e  Pesquisa (UNITAR/ONU), desenvolveu o estudo e trabalho com economia criativa para o desenvolvimento. É mentora e consultora para empreendimentos culturais e criativos. Dedica-se à criação de conteúdo de economia criativa, palestras e oficinas de empreendedorismo e inovação aberta. Em 2011 criou a Rede de Economia Criativa do Paraná (Redec), plataforma para difusão de conhecimento sobre economia criativa. É consultora e pesquisadora e em economia criativa para o desenvolvimento; novas interações da economia e desenvolvimento econômico sustentável para a gestão pública. É membro e colabora na Rede Crie Futuros de São Paulo e junto ao Co-Labs Brasil e CoLab Argentina para a Economia Criativa e Colaborativa na América Latina.



kKatiani Louise  

Palestra:”  Você sabe quais são os resíduos  gerados dentro de uma residência?  Como envolver de forma efetiva  a população na  questão  Gestão  dos  Resíduos  Sólidos?”

Bióloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pós graduanda em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná, empreendedora social, sócia na empresa OXIL Brasil, Propulsora na aplicabilidade da Política Nacional de Resíduos Sólidos em condomínios residências de Curitiba, atua na área ambiental com o conceito Lixo Zero através do programa ECOatitude que utiliza do sistema Pague pelo que Gera – poluidor/pagador. Coordena o movimento Curitiba Lixo Zero, green Drinks, II Congresso Nacional Juventude Lixo Zero e integrante do time Juventude Lixo Zero Brasil.



juJuliana Silva

Palestra:”  Você sabe quais são os resíduos  gerados dentro de uma residência?  Como envolver de forma efetiva  a população na  questão  Gestão  dos  Resíduos  Sólidos?”

Empreendedora Social, graduanda em Serviço Sociais na Unicesumar, criou a marca Tzolkin Bolsas Exclusivas, com foco na produção de produtos sustentáveis, formada em Estilismo de Confecção Industrial, pelo SENAI, tem o objetivo de impactar positivamente o Ambiente, por isso optou em seguir a área ambiental, é sócia na empresa  OXIL Brasil,  participou do desenvolvimento do programa  ECOatitude Gestão de Resíduos em condomínios residenciais,   e do sistema “Pague pelo que Gera”( poluidor/pagador); Coordena o movimento Curitiba Lixo Zero, Green Drinks, II Congresso Nacional Juventude Lixo Zero e é integrante do time Juventude Lixo Zero Brasil.,  para promover o conceito Lixo Zero no Brasil.


valquiriaWalquiria Menna Brusamolin Santos

Palestra:  Grupo de Trabalho Municipal de Meio Ambiente do Paraná – R20.

Possui Licenciatura Plena (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Paraná; Pós-Graduação em MBA – Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, pela Faculdade de Tecnologia Internacional; Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, Área de Concentração: Tecnologias e Processos Ambientais, ênfase em Resíduos Sólidos, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atuou como Professora do Curso Técnico em Meio Ambiente do Centro de Educação Profissional – CEDUP e Bióloga da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Negro/PR. Participou do Work Experience Program – CCUSA, em San Diego, EUA. Foi coordenadora do Plano Municipal de Saneamento Ambiental, do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e do Plano Municipal para Gestão dos Recursos Hídricos de Rio Negro – PR. Atua como Bióloga da Secretaria de Meio Ambiente de Campo Largo/PR, sendo responsável pelos programas de logística reversa, inclusão social de catadores e educação ambiental. É membro do Grupo R20 para a Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos no Estado do Paraná (Decreto Estadual 8656/2013). É coordenadora técnica do Projeto de Trabalho Técnico Social para Inclusão dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Largo-PR, o qual é vencedor do II Prêmio Gestor Público Paraná; e finalista da 9ª Edição do Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local.


reginaRegina Tchelly de Araújo 

Palestra:  Cozinhando com Amor e Sem desperdício 

Participação no evento de abertura do Movimento Trip Transformadores 2015,como uma das homenageadas; evento que reuniu pessoas interessadas em lutar por um planeta mais justo e igualitário, expondo soluções e inspirando a todos – São Paulo (agosto). Participação no Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa. Realizando a palestra “Cozinhando com Amor e Sem Desperdício” na Igreja Santa Terezinha e para as assistidas no Centro de Referência da Mulher e participando do ciclo de atividades “Chef na Comunidade” – Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai) (agosto). Palestrante no Encontro Nacional de Empresas Juniores 2015, no A-TUA Nação, iniciativa que contou com a presença de mulheres inspiradoras responsáveis poracoes de forte impacto social – Brasília (agosto).  Visita à Feira de Agricultura Familiar, no CEASA do Distrito Federal, em parceira com o Slow Food Cerrado – Brasília (agosto). Palestrante no lançamento do programa ‘The food book is on the table’ Show Food com Regina Tchelly, Nilma Morcerf, Bela Gil, Carlo Petrini, Rodrigo Cotrim de Carvalho e Marcelo de Podestá (Agosto). Projeto culinária sustentável, oficina educação e cultura pra multiplicadores do ABC paulista ,nutricionistas, lideranças comunitárias e banco de alimentos 480 pessoas (junho e julho). Palestra de motivação pra cozinheira merendeiras de Ribeirão Preto 500 merendeiras (julho). Palestra no mercado São Jorge em Florianópolis (junho). Palestra no presidio Regional tijucas em Florianópolis (junho). Palestra motivacional para os alunos de Nutrição e Gastronomia da TECPUC em Curitiba. (junho).


222Filipi Borges Geremias

Composto Orgânico no contexto dos fertilizantes e a legislação reguladora

Engenheiro agrônomo, formado em 2002 pela UFSC, sócio fundador Associação Orgânica, pioneira nos trabalhos de coleta seletiva e compostagem na UFSC e em Florianópolis, possuindo mais de 17 anos de experiência em implantação de programas de gestão de resíduos orgânicos de grandes geradores e desenvolvimento de programas educação ambiental e implantação de compostagem e hortas orgânicas em escolas da rede municipal, projetos de recuperação de áreas de restinga degradadas através de técnicas de aplicação de composto orgânico e paisagismo urbano, diretor técnico da Procomposto de Florianópolis-SC.


joao carlosJoão Carlos Godoy Oejo

Palestra: Compostagem no Brasil

Formado em Engenharia de Materiais pela UFSCar em 1989, diretor da empresa Oeko, ambientalista, permacultor e especialista em biopolímeros/ bioplásticos, dedica-se ao desenvolvimento de novos materiais de caráter sustentável como alternativa aos plásticos derivados de petróleo e correto fechamento do ciclo de vida dos produtos para mitigação de impactos ambientais na produção e no descarte final dos produtos. Trabalha com a integração de cadeias produtivas agrícolas e processos de recuperação e valorização de resíduos orgânicos urbanos e agroindustriais para encaminhamento para processos de compostagem e/ou biodigestão e para fins de produção de novos biomateriais compósitos.


Plenária: Articulação e integração dos atores para a ação coletiva e mudança sistêmica – Mediadores

diegoDiego Baptista 

Fundador da OSC Sociedade Global e Consultor da NOZ Desenvolvimento e Cocriação em Sustentabilidade. Mestrando em Planejamento e Governança Pública pela UTFPR, Mestre em Gestão do Desenvolvimento pelo Centro de Formação Internacional da OIT, Especialista em Estratégia e Sustentabilidade Empresarial pela Unifae e Graduado em Relações Internacionais pela Unicuritiba. Professor nos cursos de Administração, Recursos Humanos e Publicidade e Propaganda em disciplinas como Empreendedorismo, Conhecimento e Inovação, Ética e Responsabilidade Social e Supervisor do Centro de Inovação, Pesquisa e Negócios – Pimenta da UTP.


deboraDébora Rocha

Débora Rocha é arquiteta urbanista com pós-graduação em Cidade, Meio Ambiente e Políticas Públicas. Por achar que as coisas não estão separadas, resolveu estudar Políticas Territoriais e Ambientais para a sustentabilidade e o desenvolvimento local na Itália, Chile e Brasil. Foi neste momento, que entendeu que as pessoas são o “ingrediente” principal de cada território, mas que pouco influenciavam nas políticas. Foi estudar na ciência política como podemos ter um poder que seja realmente público. Descobriu que a tecnologia é uma ferramenta muito poderosa para linkar pessoas, seus sonhos e interesses. Hoje, é co-fundadora e articuladora da Minha Curitiba, uma rede de mobilização de pessoas que utiliza a tecnologia para canalizar a ação de todos os cidadãos que querem ajudar a construir uma cidade mais inclusiva e sustentável. Gaiana de coração, e por opção desde 2012, utiliza a comunicação não violenta para fazer conversas significativas.

Click here to change this text